sábado, 6 de junho de 2015

Dispositivo inovador promete acabar para sempre com a necessidade de usar óculos


Um optometrista canadense diz ter inventado um dispositivo que vai mudar para sempre a visão humana. O equipamento permite enxergar três vezes melhor do que o normal sem a necessidade de lentes de contato ou óculos.
Garth Webb, fundador e CEO da Ocumetics Technology Corp, criou ao lado de sua equipe o "Ocumetics Bionic Lens". O produto é resultado de oito anos de pesquisa, US$ 3 milhões em financiamento e uma série de patentes internacionais.
As "lentes biônicas", que parecem pequenos botões transparentes, podem revolucionar o tratamento da visão, diz o criador do projeto. "A visão perfeita deveria ser um direito humano", enfatizou Webb à CBC News.
Segundo o site da Ocumetics, os Bionic Lens são implantados nos olhos em um "procedimento indolor" de oito minutos. A operação é parecida com uma cirurgia de catarata, afirma a empresa. A lente é dobrada e colocada no olho com uma seringa. Em cerca de 10 segundos, a visão é "imediatamente corrigida".
Ainda não está claro como a tecnologia atua, mas Webb diz que os Bionic Lens são perfeitamente seguros e não causam qualquer alteração biofísica dentro do olho. Webb apresentou sua lente para 14 oftalmologistas prestigiados em meados de abril, durante uma conferência anual dedicada à catarata e à cirurgia refrativa. Ele disse que os cirurgiões ficaram impressionados e alguns vão auxiliar em futuros ensaios clínicos.
A lente biônica será inicialmente testada em animais e, mais tarde, em olhos de humanos cegos. Em seguida, Webb pedirá aprovação regulatória no Canadá e em outros países. Os primeiros Ocumetics Bionic Lens podem chegar ao mercado em 2017.