quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Tem diabetes? Conheça 4 passos para cuidar da sua visão!

 

O diabetes é uma doença que exige controle e gerenciamento 24 horas, 7 dias por semana. Mas para muitas pessoas nem sempre é fácil mudar o estilo de vida, adotar uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e tomar os medicamentos exatamente conforme prescrito pelo médico.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a controlar o diabetes e a proteger sua visão!

1. Consulte seu oftalmologista anualmente

Se você controla bem a taxa de glicemia, é bem provável que não apresente problemas oculares ou apresente problemas oculares de menor gravidade. Mas lembre-se que quem tem diabetes está mais sujeito à cegueira. A boa notícia é que, fazendo exames regularmente e cuidando da saúde, fica mais fácil manter as complicações sob controle.
Nem sempre as doenças oculares associadas ao diabetes apresentam sintomas. No entanto, a retina pode ser seriamente danificada antes que você perceba qualquer alteração na visão. Por isso, você deve consultar um oftalmologista anualmente ou a cada dois anos, mesmo que esteja se sentindo bem. Não esqueça de informar ao médico que você tem diabetes.

2. Controle o açúcar do sangue

Para controlar o diabetes é imprescindível manter os níveis de glicose (ou de glicemia) dentro da meta estabelecida para você. Manter hábitos saudáveis e um estilo de vida ativo, além de seguir as orientações sobre a medicação são medidas que podem garantir as taxas de glicose no sangue controladas.

Uma das principais ações para alcançar bons resultados e evitar o agravamento do diabetes é fazer o automonitoramento das taxas de glicose no sangue.

3. Pratique atividade física!

A atividade física pode incluir atividades esportivas, de lazer ou recreativas, e até mesmo tarefas domésticas. Você deve realizar pelo menos 30 minutos de atividade ao longo do dia, e pode iniciar fazendo mudanças simples no seu dia-a-dia, como subir escadas em vez de utilizar o elevador ou caminhar até algum lugar em vez de pegar um ônibus ou dirigir. Para melhorar a saúde, recomenda-se que você realize uma atividade física moderada, preferencialmente todos os dias da semana.

O que é atividade física moderada? A atividade física moderada pode incluir aulas de dança, hidroginástica e caminhadas.

Importante! Consulte sempre seu médico para escolher e seguir um programa de exercícios individualizado que inclua precauções e restrições físicas e oculares, controle da glicemia e gestão da hipoglicemia.1

4. Alimente-se de forma saudável

Uma refeição saudável significa, geralmente, a mesma coisa para uma pessoa com diabetes e uma pessoa sem diabetes. Com pouca gordura, moderada em sal e açúcar; privilegiando cereais integrais, vegetais e frutas. Alimentos ricos em amido (como pães, cereais, massas, arroz e batatas), doces e chocolates podem fazer parte do planejamento de uma alimentação saudável, desde que nas quantidades e nos horários corretos. A alimentação saudável deverá ser indicada pelo seu médico ou nutricionista.


Referências

1. Vision aware. How Can I Manage My Diabetes? Disponível em: http://www.visionaware.org/info/your-eye-condition/diabetic-retinopathy/managing-your-diabetes-5709/125. Acesso em fevereiro de 2017.
2. Sociedade Brasileira de Diabetes. Complicações do Diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/complicacoes/complicacoes-do-diabetes. Último acesso em fevereiro de 2017.
3. Sociedade Brasileira de Diabetes. Hiperglicemia. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/hiperglicemia. Acesso em fevereiro de 2017.
4. Sociedade Brasileira de Diabetes. Mitos e verdades. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/vivendo-diabetes/mitos-e-verdades.
5. Brasil. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/images/pdf/guia-alimentar-para-a-pop-brasiliera.pdf.


ANÚNCIOS

CENTRO CIRÚRGICO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA DE CATARATA

cirurgiadecataratasp.com 

 UNIDADE PAULISTA (11) 5812-6835

É um dos principais centros oftalmológicos na região da Paulista em São Paulo, referência em sua especialidade Cirurgia de Catarata. 
  

Cirurgias Realizadas:

Cirurgia de Catarata
Cirurgia de Miopia a Laser
Cirurgia de Retina
Cirurgia Fácica - Alta Miopia
Estrabismo
Blefaroplastia
Ptose Palpebral
Xantelasma
Tumor de Pálpebra
Pterígio
Calázio