terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Jogos eletrônicos podem melhorar a visão, diz estudo

Pesquisadora analisou pacientes com problemas de catarata nos olhos.
Sessões de videogame atenuaram visão prejudicada, mostrou pesquisa.




















Um programa de 40 horas de videogame ao longo de quatro semanas ajudou a melhorar a visão de pessoas que sofriam com catarata nos dois olhos, segundo estudo feito pela psicóloga Daphne Maurer. Ela falou sobre o assunto na última sexta-feira (17), durante um encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência de Vancouver, no Canadá.

Maurer, que trabalha na Universidade de McMaster, conduziu uma pesquisa sobre como é desenvolvida a visão de pessoas que nascem com cataratas nos dois olhos. “Apesar de essas pessoas terem sua visão ‘corrigida’ por cirurgias e lentes de contato, a pesquisa mostra que elas têm deficiências visuais específicas ao longo de seu desenvolvimento”, diz o comunicado divulgado sobre a apresentação da psicóloga.

Esses problemas podem ser atenuados com sessões de videogame, mostra o estudo. “Depois de jogar um videogame por cerca de 40 horas por quatro semanas, os pacientes começaram a ver melhor estampas pequenas, a direção de pontos em movimento e a identidade de rostos”, disse Maurer. “Essa melhora nos mostra que o cérebro adulto ainda é maleável o suficiente para ser treinado e superar as deficiências.”

O trabalho da psicóloga também abrange os problemas de sinestesia --quando as pessoas misturam e ligam sentidos diferentes, como ouvir uma cor. Os estudos de Maurer mostraram que os bebês já nascem com uma sinestesia, que geralmente se oculta com o desenvolvimento.


Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/02/jogos-eletronicos-podem-melhorar-visao-diz-estudo.html