sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cirurgia de catarata aumenta qualidade de vida













As cataratas têm uma grande prevalência na população portuguesa, devido a uma maior longevidade da população e à maior agressividade de factores como a radiação ultravioleta da luz solar. Em estados mais avançados, a catarata gera diminuição da acuidade visual, e em casos extremos, a perda total da visão.

“Quando a diminuição da visão resultante da catarata interfere no quotidiano do paciente (ler, conduzir, ver TV, cozinhar, tomar medicação, fazer compras), com perda de independência e qualidade de vida, essa dificuldade e o seu impacto na vida normal do paciente, bem como as suas expectativas, devem ser ponderadas e deve ser decidido se a cirurgia à catarata é uma opção”, explica Luís Gouveia Andrade do Centro de Oftalmologia do hospitalcuf infante santo.
E acrescenta: “A lente ocular que se introduz para substituir a catarata, ou seja, o cristalino do olho que se encontra opacificado, pode ser escolhida consoante cada caso e permite-nos colocar uma que tenha um foco para longe e um para perto; esta lente habilita a visão do paciente, de forma bastante completa, para a imagem de longe e de perto”.

A cirurgia de catarata é o procedimento cirúrgico mais vezes realizado acima dos 65 anos de idade. A evolução tornou a cirurgia mais segura e minimamente invasiva. Realiza-se em cerca de quinze minutos, geralmente sob anestesia tópica ou ligeira sedação, tendo o paciente alta pouco tempo após a cirurgia.

O olho é dotado de uma lente natural chamada cristalino, situada atrás da íris. Por ela passam todas as imagens que captamos na retina, sendo a sua função a focagem dos objectos que se encontram a diferentes distâncias. O cristalino é transparente, mas com a idade ou algumas doenças (diabetes e alta miopia, entre outras) vai perdendo essa transparência. Esta doença ocular é considerada pela Organização Mundial de Saúde como uma questão de saúde pública, sendo uma das maiores causas de cegueira evitável.

Fonte:http://www.cnoticias.net/?p=65492

Links Relacionados:
CONHEÇA MELHOR A CIRURGIA DE CATARATA
ONDE FAZER CIRURGIA DE CATARTA EM SÃO PAULO