terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Superlotado, pronto socorro do HC de SP tem fila tripla de macas

SÃO PAULO - Superlotado, o pronto-socorro do Instituto Central do Hospital das Clínicas, referência no atendimento de urgências na capital, já tem fila tripla de macas em seus corredores. Entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira, cerca de 30 macas com pacientes ocupavam os espaços. Pacientes reclamam da demora no atendimento, falta de leitos, falta de informação e demora na entrega de resultados de exames - solicitados para diagnóstico.

Em nota, a direção do HC diz que "registrou no último final de semana um aumento de aproximadamente 30% em sua demanda de pronto-socorro, em razão da volta do feriado de Ano Novo, com muitos casos de acidentes e outras ocorrências". Mas afirma que nenhum paciente fica sem atendimento.

A situação de superlotação no pronto-socorro do maior complexo da América Latina "castiga" os doentes atendidos pelo Sistema Único de Saúde. Equipes do resgate, quando chegam à unidade, precisam pedir licença para transitar no estreito espaço com o paciente. Uma mulher, que acompanhava a filha que sofreu um trauma, diz que demorou oito horas para que ela fosse atendida. Quando foi reclamar da demora, descobriu o motivo: a ficha da paciente havia sido perdida.

O complexo HC ocupa uma área total de 352 mil metros quadrados com cerca de 2.200 leitos distribuídos entre os seus seis institutos especializados, dois hospitais auxiliares, uma divisão de reabilitação e um hospital associado, segundo dados da própria instituição.
"Assim como ocorre em qualquer hospital, público ou privado, o HC prioriza os casos mais graves e urgentes, de pacientes com risco iminente de morte", diz trecho da nota do HC.

Ainda de acordo com o hospital, os pacientes retratados já haviam iniciado o tratamento e estavam aguardando o resultado de seus exames para serem encaminhados para a clínica adequada. "É errado, portanto, dizer que estavam aguardando para serem atendidos", argumenta o hospital.
"É preciso deixar claro que os pacientes que chegam ao PS recebem o primeiro atendimento em até 30 minutos. Os pacientes que chegam com risco de morrer são atendidos imediatamente, sem espera.

O Hospital das Clínicas da FMUSP é um centro de excelência no atendimento de emergência, e, por isso, recebe pacientes, muitos deles por demanda espontânea, vindos de todas as regiões da cidade, do Estado e do país. Todos, sem exceção, recebem atendimento. Por dia, são atendidas cerca de 500 pessoas", fala o HC.

Fora do ranking
Anualmente, a Secretaria Estadual de Saúde divulga os dez melhores hospitais públicos de São Paulo, com base em uma pesquisa de satisfação respondida pelos pacientes atendidos pelo SUS. No mais recente, divulgado em maio de 2011, o Hospital das Clínicas não ficou entre os dez que tiveram a maior nota. O Instituto do Câncer foi o mais bem avaliado pela população. O segundo colocado na pesquisa foi o Hospital Estadual de Américo Brasiliense e o terceiro, o Hospital do Câncer de Barretos.

Responderam à pesquisa 204,4 mil pacientes atendidos entre julho e dezembro de 2010 em 630 hospitais e centros de saúde de todo o estado. O objetivo do projeto, segundo a secretaria, é monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública.

Na época em que o ranking foi divulgado, o secretário de Saúde, Giovanni Guido Cerri, disse que a pesquisa é fundamental "para que tenhamos um panorama sobre o nível de satisfação dos pacientes em relação à qualidade dos hospitais públicos".

Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/superlotado-pronto-socorro-hc-sp-tem-fila-tripla-191828557.html