terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Saúde - Vacina contra Hepatite B

Pessoas de até 29 anos devem se vacinar contra Hepatite B

Medida autorizada pelo Ministério da Saúde ampliou para até os 29 anos o público-alvo a ser imunizado contra a Hepatite B. Em Goiás, a vacina já está disponível nas 856 salas de imunização distribuídas em todo o Estado, desde o início de janeiro. Antes, a vacina era oferecida na rede pública para pessoas até 24 anos.

Conforme explica a gerente de Imunizações da Secretaria da Saúde, Clécia Di Lourdes Vecci Menezes, a medida visa atingir o público tido como mais susceptível ao contágio, e que se encontra na faixa dos 20 aos 30 anos. “Essa faixa etária é a mais propensa à transmissão da doença que ocorre por meio do contato sexual ou pelo sangue”, explica.

A vacina é ministrada em três doses, em espaço de tempo da primeira dose de 30 e 180 dias. “É preciso completar o ciclo vacinal para estar imunizado contra a doença”, alerta Clécia.

Devido a esse ciclo de três doses, muitas pessoas acabam não retornando ao posto de vacinação para concluir a imunização. Porém, conforme relata a gerente de imunizações, independente do prazo em que se tomou a primeira dose, sempre é possível completar o ciclo. “O nosso corpo possui memória imunológica que nos permite completar o ciclo vacinal, mesmo passado muito tempo que se tomou as primeiras doses”, relata.

A Hepatite B é caracterizada por uma infecção no fígado, que pode ocasionar graves problemas de saúde.

Mais informações: (62) 3201-4543

Fonte: http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=123142