terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Tire dúvidas sobre as novas regras dos planos de saúde no Tem Notícias

Coordenador do Procon responderá perguntas dos telespectadores.
Planos de saúde devem oferecer cerca de 60 novos procedimentos.


No Tem Notícias da região de Sorocaba desta terça-feira (10), o coordenador do Procon de Jundiaí, Antônio Giaretta, tira dúvidas sobre a nova listagem de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. Para participar, basta deixar sua pergunta no espaço para comentários desta reportagem.
Desde o início de janeiro, entrou em vigor a resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) que amplia a lista de itens que devem ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Foram incluídos cerca de 60 procedimentos, modificados ou cujas diretrizes de utilização foram regulamentadas no "Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde", lista que determina a cobertura mínima dos planos privados contratados a partir de 1º de janeiro de 1999. De acordo com ANS, as novidades singularizam a listagem mínima de consultas, cirurgias e exames que um plano de saúde deve oferecer.

Dentre algumas das novidades, os pacientes passam agora a ter acesso aos procedimentos de exames de 3D, exames genéticos, cirurgias por vídeo e cirurgia bariátrica, entre outros.

Confira no site da ANS a nova lista de coberturas obrigatórias:

Nova listagem de coberturas obrigatórias entra em vigor
Data de publicação: Quarta-feira, 28/12/2011
A partir deste domingo, 1º de Janeiro de 2012, entra em vigor a Resolução Normativa nº 262, que atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Publicada em agosto de 2011, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a norma determina que as operadoras de planos de saúde deverão oferecer cerca de 60 novos procedimentos aos consumidores de planos novos (contratados após janeiro de 1999) ou adaptados à legislação.
O Rol de Procedimentos é a listagem mínima de consultas, cirurgias e exames que um plano de saúde deve oferecer. O novo Rol foi elaborado com a participação de um Grupo Técnico composto por representantes da Câmara de Saúde Suplementar, que inclui órgãos de defesa do consumidor, representantes de operadoras e de conselhos profissionais, entre outros.
O primeiro rol de procedimentos estabelecido pela ANS foi definido pela Resolução de Conselho de Saúde Suplementar - Consu 10/98, atualizado em 2001 pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC 67/2001 e novamente revisto nos anos de 2004, 2008 e 2010 pelas Resoluções Normativas 82, 167 e 211, respectivamente.
Buscador do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde
A ANS criou um buscador que permitirá ao usuário consultar as novas coberturas previstas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Acessando à pagina www.ans.gov.br, após informar o tipo de cobertura do plano, o interessado poderá buscar o procedimento que deseja e saber se faz parte da cobertura.
Para facilitar a pesquisa, o buscador inclui a correspondência com a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS) e sinônimos de diversos procedimentos em linguagem leiga. A ANS está recebendo sugestões de sinônimos de procedimentos em saúde, que podem ser encaminhados pelo e-mail gt.rol@ans.gov.br. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Acesso ao buscador
Consulta Pública nº 40:
A Consulta Pública do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde foi encerrada no dia 21/05/2011. Após 36 dias disponível para contribuições de consumidores, operadoras, gestores, prestadores de serviços e sociedade em geral, a ANS recebeu 6.522 contribuições, sendo cerca de 70% diretamente de consumidores.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/01/tire-suas-duvidas-sobre-novas-dos-planos-de-saude-no-tem-noticias.html